Código: | PAP30008 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | TPAII | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Artes | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Fernando Alberto Pinho Alves |
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Corpo docente: |
Fernando Alberto Pinho Alves Pedro Miguel Rebelo Felício |
Português
- Conhecer, compreender e aprofundar as diferentes técnicas e processos artísticos contemporâneos.
- Identificar, articular, mobilizar e trabalhar as diferentes técnicas e processos artísticos contemporâneos em contextos de aplicação e orientação diversos.
- Organizar, documentar e investigar as diferentes técnicas e processos artísticos tradicionais visando a preservação e valorização do património artístico e cultural, com especial ênfase para o âmbito português.
Temas e conteúdos
Esta Unidade Curricular é um estudo aprofundado dos diferentes suportes e meios de expressão plásticos/ artísticos, das técnicas e processos artísticos, dos materiais e das distintas articulações das suas qualidades e possibilidades expressivas, através da investigação e da exploração teórica e prática.
Pretende-se abordar metodologias e processos criativos nas áreas da Arte Digital e da Instalação, com ênfase nos processos de criação artística. Pretende-se, também, que os estudantes sejam capazes de documentar em suporte audiovisual as várias fases de desenvolvimento do seu projeto.
Articulação dos conteúdos programáticos com os objectivos da unidade Curricular
A estrutura dos conteúdos tenta fornecer aos alunos um estudo mais aprofundado sobre diferentes suportes e meios de expressão, de técnicas e processos artísticos através da investigação e da exploração teórica e prática.
Será estimulado nos alunos o trabalho sob a forma de projeto, para que estes percorram todas as suas fases, desde as primeiras etapas conceptuais e criativas até à concretização dos produtos artísticos e respetiva documentação em suporte audiovisual.
Estratégias de gestão do programa
As sessões serão baseadas em:
a) Exercícios práticos relacionados com as técnicas e os processos estudados;
b) Seleção, análise e discussão de obras específicas escolhidas em função da sua pertinência para a unidade curricular;
c) Visionamento de documentários sobre processos de criação artística;
d) Desenvolvimento de projetos em grupo;
e) Pesquisa sobre técnicas e processos artísticos contemporâneos;
f) Implementação de uma instalação artística.
g) Apresentação pública da obra final.
Ao concluir as suas actividades espera-se que as aprendizagens se centrem em três eixos estruturantes: na organização e gestão de um arquivo de imagens, dados e materiais específicos que possam ser utilizados em futuros projectos individuais ou em grupo; na produção de obras impulsionadas por questões específicas do meio artístico ou relacionadas com a valorização e preservação do património artístico e cultural; e na apresentação pública de trabalhos.
A avaliação contínua será realizada através: da realização das propostas de trabalho; do desenvolvimento de projetos; da concretização de projetos.
Os critérios de avaliação, definidos de acordo com cada etapa do trabalho, relacionam-se com:
a) A compreensão das técnicas e dos processos artísticos em análise;
b) A articulação dos problemas e das soluções presentes no processo de cada trabalho;
c) A qualidade dos trabalhos realizados.
Ponderações dos trabalhos a desenvolver:
Arte Digital (Fotografia): 20%
Projeto e execução de uma Instalação artística: 40%
Memória Descritiva, em forma de documento audiovisual, contendo todas as fases do processo de projecto e execução da Instalação artística: 30%
Reflexão final individual: 10%
Espera-se que o aluno:
a) Leia, analise e esteja preparado para discutir os documentos de apoio apresentados;
b) Execute os trabalhos programados.
CAUQUELIN, A. ;A Arte Contemporânea, Porto: Rés Editora, s.d. |
HOPINS, D. ;After Modern Art 1945-2000, New York: Oxford University Press, 2000 |
HUGHES, R;El impacto de lo nuevo. El arte in el siglo XX, Círculo de Lectores, 2000 |
LAILACH, M ;Land Art. , Köln: Taschen, 2007 |
MARCHAN, S;Del arte objectual al arte de concepto, Madrid: Ediciones Akal, 1994 |
PRADEL, L. ;A Arte Contemporânea, Lisboa: Edições Asa, 2004 |
REGATÃO, J. ;A Arte Pública – E os Desafios das Intervenções no Espaço Urbano, Lisboa: Bond Books on Demand. , 2007 |
REIS, R. ;Arte Pública como Recurso Educativo – Contributos para a abordagem pedagógica de obras de Arte Pública. , Dissertação de Mestrado em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. , 2007 (Disponível na URL: http://digitool01.sibul.ul.pt/.) |
ROSENTHAL, M. ;Understanding Installation Art: from Duchamp to Holzer, Munique: Prestel., 2000 |
TUFNELL, B. ;Land Art. , New York: Tate Publishing, 2006 |
As apresentações/entrega de produtos de avaliação implicam a presença obrigatória do(s) autor(es), sem a qual o trabalho não será avaliado.
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